sábado, 11 de agosto de 2012

Reciclagem do Plástico

 

A reciclagem de plástico consiste no processo de reciclagem de artefatos fabricados a partir de resinas (polímeros), geralmente sintéticas e derivadas do petróleo. 


Reciclagem terciária É a conversão de resíduos plásticos por tecnologia convencionais de processamento em produtos com características de desempenho equivalentes às daqueles produtos fabricados a partir de resinas virgens.

Reciclagem terciária
É a conversão de resíduos plásticos em produtos químicos e combustíveis, por processos termoquímicos (pirólise, quimólise, conversão catálica). Por esses processos, os materiais plásticos são convertidos em matérias-primas que podem originar novamente as resinas virgens ou outras substâncias interessantes para a indústria, como gases e óleos combustíveis

Separação

Os diferentes tipos de plásticos são separados antes de serem reciclados. Esse processo é feito através das densidades destes.
  • Polipropileno 0,90 – 0,915
  • Polietileno de Baixa Densidade 0,910 - 0,930
  • Polietileno de Alta Densidade 0,940 - 0,960
  • Nylon 1,13 – 1,15
  • Acrílico 1,17 – 1,20
  • Poli (cloreto de vinila) 1,220 - 1,300
  • Poli (tereflalato de etileno) 1,220 - 1,400
 Vantagens da Reciclagem
Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos. Embalagens plásticas depositadas em aterro sanitário. Economia de petróleo pois o plástico é um derivado. Economia de energia na produção de novo plástico. Geração de renda e empregos. Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados. No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem. O material não pode ser transformado em adubo. Plástico e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico. É altamente combustível, com valor de cerca de 20 Megajoules/quilo , e libera gases residuais como monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzóico. Esses gases podem ser usados na indústria química. É muito difícil a sua degradação em aterros sanitários. Reciclagem terciária
É a conversão de resíduos plásticos em produtos químicos e combustíveis, por processos termoquímicos (pirólise,quimólise, conversão catálica). Por esses processos, os materiais plásticos são convertidos em matérias-primas que podem originar novamente as resinas virgens ou outras substâncias interessantes para a indústria, como gases e óleos combustíveis.




http://www.institutoprovider-it.com.br/projetos/carla/1/plastico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário