sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Livro mostra estudos de experimentos sobre hortas urbanas e periurbana

Foto: Agência de Notícias - Embrapa
Agência de Notícias - Embrapa - Livro mostra estudos de experimentos sobre hortas urbanas e periurbanas
Livro mostra estudos de experimentos sobre hortas urbanas e periurbanas
O projeto  iniciado em 2004 por uma equipe de pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF),e resultou na publicação de três livros que relatam as experiências vivenciadas em torno da implantação de hortas urbanas – também chamadas de periurbanas ou comunitárias. "O objetivo principal dessas publicações foi contar a história dos projetos de hortas urbanas, abordando aspectos positivos e negativos, do ponto de vista econômico, social e ambiental", resumiu a pesquisadora Flávia Alcântara, editora técnica das publicações, juntamente com a pesquisadora Marina Castelo Branco. Segundo Flávia, o último volume conclui a experiência, e fecha a trilogia.
O "caçula" dos três tomos, lançado no início de 2012, tem um ingrediente a mais, já que além da experiência no Brasil mostra diferentes formas de cultivo urbano de hortaliças em várias cidades dos Estados Unidos. Flávia explica que com relação aos canteiros comunitários daquele país não houve o intuito de fazer comparações, apenas complementar o histórico que permeou as duas edições anteriores. "A pesquisadora Marina aproveitou o período em que precisou desenvolver um trabalho por lá e registrou sua passagem com fotos e relatos sobre o que presenciou, incluindo características sociais das pessoas envolvidas com as hortas", observou.
Conforme explicita o pesquisador Ivan Sérgio de Sousa, que fez a apresentação do último volume da série, esse trabalho "traz estudos que focalizam a horticultura urbana e periurbana no estado de São Paulo, a experiência realizada por organizações não governamentais, a horta urbana em Santo Antônio do Descoberto (Distrito Federal), a segurança alimentar e nutricional do Submédio São Francisco e as hortas comunitárias nos Estados Unidos. Neste livro, a vivência de hortas comunitárias é estudada de forma a destacar não apenas suas caraterísticas próprias e distintivas, como também aqueles aspectos generalizáveis a outras experiências".
VOLUMES I E II
No primeiro livro, lançado em 2007, é descrita a experiência de uma horta comunitária implantada, com apoio da Embrapa Hortaliças, em Santo Antônio do Descoberto, cidade goiana localizada a 50 km de Brasília. Nessa obra, os pesquisadores envolvidos dimensionam algumas variáveis, desde a parte referente à alimentação das famílias até a incidência de pragas e doenças nas plantas cultivadas.
O segundo foi lançado em 2008 e aborda outras iniciativas similares conduzidas nas cidades do Novo Gama e Abadia de Goiás (GO) e Teresina (PI). A publicação também conta com a participação da técnica agrícola Diana Gomes Lopes e da assistente social Sandra Santana, da Secretaria de Agricultura de Goiás, e das professoras Juliana Portela e Maria do Socorro Lira, da Universidade Federal do Piauí.
De acordo com Flávia Alcântara, o trabalho finalizado em 2012 disponibiliza a formuladores de políticas públicas resultados desses experimentos conduzidos pelos pesquisadores que podem servir para subsidiar programas de governo. "As iniciativas que procuram fomentar maior consumo de hortaliças na dieta alimentar dos brasileiros encontrarão nos três volumes importantes contribuições para desenvolver projetos nesse sentido", exemplifica a pesquisadora.
Os interessados podem solicitar exemplares, com preço unitário de R$ 20,00, através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Hortaliças, pelo telefone (61)3385-9110 ou pelo correio eletrônico sac.hortaliças@embrapa.br


Anelise Macedo –(MTB 2749/DF)
Embrapa Hortaliças
(61) 3385-9109
ane@cnph.embrapa.br

Embrapa Hortaliças
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/