sábado, 20 de dezembro de 2014

Crie enfeites de Natal reaproveitando materiais

Posted by Meu Mundo Sustentável


Por Andrea Mieko | Publicado originalmente no Greenstyle
 
O Natal está chegando e muitos estão se preparando para comemorar essa data tão especial. Montar a árvore, pendurar a guirlanda na porta, iluminar a janela com pisca-pisca e decorar a casa com enfeites natalinos é uma tradição.
O que é novidade para muita gente é que essa decoração toda pode ter um toque de sustentabilidade.
No ano passado, publicamos uma matéria com 8 dicas para um Natal sustentável e outra sobre a escolha mais ecológica entre uma árvore natural ou artificial. Mas este post será dedicado exclusivamente para enfeites de Natal que podem ser feitos com vários tipos de materiais recicláveis que você pode ter em casa. Veja e inspire-se!

Guirlandas

Esta é uma guirlanda feita com rolhas de vinho. No site de Thoni Litsz, o arquiteto ensina como fazer uma. Basta uma base redonda de MDF ou de papel grosso, uma pistola de cola quente, enfeites como bolas e fitas, e claro, muitas rolhas de vinho! Clique aqui para ver o passo a passo.
Já a ideia desta é super simples: basta pintar alguns prendedores velhos e prendê-los em um pedaço de arame com miçangas entre eles. O resultado ficou lindo, não acha? Você pode ver o passo a passo aqui. Já este blog fez uma guirlanda com pregadores revestidos com tecido. Uma graça! 
Que tal uma guirlanda da era digital! Improvise uma estrutura circular e cole as peças de tamanhos e formas variadas para deixar esse enfeite bem high tech! Se tiver restos de outros equipamentos eletrônicos, também servem.
Decore o quarto das crianças com esta guirlanda feita com balões coloridos! Para ser realmente sustentável, o ideal é usar balões estourados, usados em um aniversário, por exemplo. Se comprar balões novos, tente não estragá-los ao fazer a guirlanda, para que seja possível enchê-los na próxima festinha! O objetivo é reaproveitar materiais e evitar o desperdício e o descarte.
Sabe aqueles pedaços de papel que sobraram na hora de embrulhar os presentes? Recorte-os em formato de folhas para fazer esta linda guirlanda! Este blog ensina a fazer os recortes, além de mostrar outras fotos de guirlandas feitas com papel de revista.

Árvore de natal

Olha que incrível esta árvore de natal! Ela foi feita com mais de 400 latinhas de alumínio e canos de pvc na estrutura. Os criadores levaram quatro dias para montar e decorar, além de criar o efeito de iluminação. Bem legal.
Este é um modelo bem simples e rústico. Você pode usar pedaços de madeira de demolição ou restos de construção. Para enfeitar, abuse de cores e acessórios fofos para dar vida à sua árvore.
Você tem uma prateleira cheia de livros e não quer gastar dinheiro com uma árvore de natal? Monte uma árvore de livros como esta e enfeite com bonequinhos, flocos de neve e a tradicional estrela dourada na ponta! Árvore mais cult que esta não tem!
Veja que criatividade esta árvore feita com garrafas de vidro! A ideia é usar diversas peças de vidro circulares para servir de base para esta pirâmide de garrafas. Se tiver crianças, pense duas vezes antes de montar uma dessa na sua sala de estar! E mesmo que não tenha, é recomendado usar adesivo.
Esta aqui é fácil e qualquer um pode fazer. É só cortar os papéis em quadrados de vários tamanhos diferentes. Depois é só furá-los e colocar em uma agulha de tricô com uma base meia-lua de isopor. Neste site você pode ver um vídeo de como fazer uma árvore de papel.
Estas aqui são clássicas. Está sem tempo para fazer a decoração natalina? Pegue uma revista e dobre todas as páginas para fazer uma mini árvore do natal! Mesmo que você não tenha nenhuma habilidade para fazer artesanato, vai achar super fácil fazer uma dessa. Neste site você encontra o passo a passo.

Outros enfeites natalinos

Estas bolas de luz realmente conseguiram fazer um efeito incrível. Imagine algumas delas na sua varanda? O mais legal é que são feitas com o fundo de garrafas PET! Bem criativo, não?
Espalhe velas pela casa pra criar o clima natalino. Estes castiçais foram feitos com garrafas PET. Veja mais ideias neste site.
Estes enfeites fofinhos foram feitos com lâmpadas queimadas e um pouco de habilidade com pintura! Veja mais ideiasneste site aqui.
Chegou a hora de reaproveitar aquela calça jeans velha que não tem mais como ser usada por ninguém! Use um molde pra recortar o jeans e fazer essa meia super estilosa. Abuse de retalhos e bordados para deixá-la com a cara do Natal.