segunda-feira, 20 de junho de 2016

Rio-2016 aposta em material reciclado para fazer medalhas e lança slogan

Do UOL, no Rio de Janeiro
As medalhas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, terão um conceito sustentável. O comitê organizador apresentou nesta terça-feira (14) o design dos objetos, que serão feitos com materiais reciclados, e ainda aproveitou para divulgar o slogan oficial do evento: "um mundo novo".
Nas medalhas de prata e bronze, mais de 30% dos metais preciosos usados são oriundos de reciclagem. As fitas de tecido que sustentam os objetos também têm 50% de material reaproveitado.
O conceito sustentável das medalhas também tem a ver com o ouro, inteiramente isento de mercúrio, e com os estojos de madeira, que terão até certificado de proveniência de área ambientalmente responsável.
A Rio-2016 terá um total de 5.130 medalhas (2.488 nas Olimpíadas e 2.642 nas Paraolimpíadas). O desenho foi desenvolvido pelo comitê organizador e pela CMB (Casa da Moeda Brasileira).
O evento de lançamento, realizado nesta terça-feira, teve entre os presentes o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, que cumpre agenda no país. Carlos Arthur Nuzman, mandatário do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e do comitê organizador, também esteve entre os convidados. “As medalhas são um dos maiores símbolos dos Jogos”, exaltou Nuzman.
Nesta manhã, Bach esteve no Parque Olímpico do Rio para reunir-se com o presidente interino, Michel Temer (PMDB). De tarde, voltou à maior área de competições da Rio-2016 para participar da apresentação das medalhas.
Junto com as medalhas, foi apresentada pelo Comitê Rio-2016 a cerimônia de premiação da Olimpíada e Paraolimpíada de 2016, inclusive o uniforme dos auxiliares que carregam as medalhas. O pódio da Olimpíada também terá um design exclusivo. Na Paraolimpíada, ele será acessível a cadeirantes.
Na Paraolimpíada ainda, as medalhas terão um detalhe especial. Todos virão com um guizo para que cegos possam diferenciar pelo som se elas são de ouro, prata ou bronze.

"Um mundo novo" será o slogan da Rio-2016

O Comitê Rio-2016 também apresentou nesta terça o slogan dos Jogos Olímpicos do Rio: “Um mundo novo” (ou “a new world”, em inglês).
A frase-símbolo do evento foi apresentada com dois anos de atraso. Inicialmente, ela seria divulgada no dia 5 de agosto de 2014. Discussões entre governo e Comitê Organizador sobre a frase acabaram durando bem mais que o esperado e atrapalharam os planos originais.
"Com novos olhares, exemplos e heróis. Inspirado pelo poder de transformação do esporte, esse é o slogan dos Jogos", explicou o comitê organizador.