quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Com implementação da A3P, Alerj reduz o consumo de descartáveis na instituição

Por Talita Gamboa
O Menos 1 Lixo é um Movimento voltado para o consumo consciente e o empoderamento do indivíduo, a gente sempre deixa isso claro, pois entendemos que a transformação vem diariamente com pequenos gestos. Ainda assim, acreditamos que leis e exemplos do poder público só agregam à busca por novos hábitos de consumo. Além do poder de influência na tomada de decisão da sociedade, instituições são formadas por nada mais, nada menos que indivíduos.
Pensando nesse poder de influência e conscientização, o Ministério do Meio Ambiente lançou o programa A3P. A Agenda Ambiental na Administração Pública objetiva implementar a gestão socioambiental das atividades administrativas e operacionais do Governo. É como um convite ao engajamento individual e coletivo para a mudança de hábitos e a difusão da ação, fazendo com que cada colaborador repense a própria atuação pessoal e profissional, para a partir daí construir uma nova cultura institucional.
menos 1 lixo-1-8(Foto: Rafael Wallace / Jornal Alerj)
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro é uma das mais de 40 instituições públicas que aderiram à agenda. A Alerj começou por um ponto muito importante para nós: a redução do consumo de copos descartáveis. Implantada no primeiro semestre de 2015, a adesão à canecas espalhadas apenas pelo setor de informática, resultou na queda de 900 para cem unidades por mês. E a meta é zerar! Mas esse foi só o primeiro passo. Um plano de gestão de resíduos sólidos, o ingresso do Parlamento em um programa de eficiência energética e a economia de tinta e papel nas impressões, também foi implantado.
O programa que prevê cinco eixos – coleta seletiva, educação ambiental, licitações sustentáveis, uso racional dos recursos e melhoria no ambiente de trabalho – segue na instituição com fóruns sobre desenvolvimento sustentável, desperdício zero, educação financeira e muito mais. Os serviços são prestados aos servidores, comissionados e terceirizados.
O que nós esperamos é que iniciativas privadas também adotem o planejamento e possam enxergar assim, a total ligação entre o desenvolvimento sustentável, a preocupação socioambiental, o consumo consciente e os benefícios disso para suas empresas, para as pessoas, pra cidade e pro planeta!

Fonte: Ministério Público Federal, Ministério do Meio Ambiente e Alerj.
Fonte;http://menos1lixo.virgula.uol.com.br/com-implementacao-da-a3p-alerj-reduz-o-consumo-de-descartaveis-na-instituicao/